domingo, 16 de outubro de 2011

Moça à moda antiga

Sobre a mudança de valores e de preconceitos

A namorada do amigo de um amigo meu (chato quando alguém começa a contar assim ,né: a prima da vizinha da minha amiga .. Mas ela é namorada do amigo de um amigo meu, o que posso fazer ? ) é uma garota diferente de todas as minhas amigas. Quando no conhecemos levei um susto. Ela tem 27 anos, é toda descoladinha, fashion, é esperta, gosta de ler, no entanto, não trabalha. E não é tipo um período na vida dela, sabe ?
Ela nunca trabalhou e nem pretende - isso simplesmente não é uma questão na vida dela. Agora ela está de casamento marcado e toda serelepe porque vai começar a vida com que sempre sonhou: cuidar da casa, do marido, e depois dos filhos.
É engraçado . Se eu tivesse conhecido essa menina há dez anos atrás, ficaria impaciente só de escutar essas coisas. Quando eu tinha 20 anos, achava que a ideia de mulheres, não contribuírem para o PIB, sabe.Afinal, estamos em 2011 ! ( quer dizer, estou falando de dez anos atrás, quando estávamos em 2001, mas tudo bem ). Mas o tempo foi passando e eu vi que nem todo mundo vive no mesmo tempo que a gente . Tem pessoas que não se identificam com coisas que são consideradas "certas" no tempo delas. Hoje, tendo a aceitar que nem todo mundo vive de acordo com as ideias atuais e que, tudo bem, ninguém é obrigado a viver de acordo com a cartilha mais recente. O problema é quando esse "não viver de acordo com as ideias atuais" passa pelo tam, tam, tam ... preconceito.
Pensa comigo. Os valores se modificam, os conceitos se transformam, mas nem todo mundo acompanha essas mudanças. A moça à moda antiga do primeiro paragrafo está lá, com as ideias antiquadas dela, mas sem fazer mal a ninguém, vai. Mas e aquelas pessoas que acham um "absurdo" ter "tanto gay" hoje em dia ? Quando eu era adolescente, via muito mais homofobia do que vejo hoje. Mas, ainda hoje, tem muita gente que se choca com casal gay na novela. Digamos que o conceito de que "ser gay é errado" está, aos poucos sendo superado. Mas e quem não está acompanhando essa superação, como minha tia Rosa ? E quem ainda está lá atrás, antes desse novo conceito ?
E quem ainda está no pré-conceito ?
Ai, ok, talvez eu esteja complicando demais. Além disso, sempre tive antipatia de quem fala "pré-conceito" em vez de "preconceito". Mas meu ponto é : com o passar do tempo, fiquei super tolerante com mulheres como a moça à moda antiga. Se ela não quer trabalhar, se prefere ficar em casa , deixa ela ! Mas o que eu faço com as pessoas preconseituosas ?
Tem um lado meu que tem a maior paciência do mundo e pensa : os preconceituosos não são obrigados a acompanhar as mudanças. São pessoas meio paradas no tempo. Mas outro lado pensa : meu Deus, elas ainda estão lá atrás, o que faz com que estejam ERRADAS. Vem gente, viver o presente que é o certo !
Não sei, não. Talvez eu tenha ficado com paciência em relação às moças antigas, mas ainda intolerante ao preconceito. Ou talvez eu tente ser mais compreensiva com os preconceituosos. Uma coisa, porém, é certa: podemos estar falando de velhos ou novos conceitos, mas nada legitima a violência. Tipo : se a pessoa está no tempo do pré-conceito, ela que não faça mal a ninguém, Como a moça à moda antiga. Não acha ? ( tirado da revista Capricho, p. 114 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário